Espinho

by - 22.7.15


Tal como vos referi, há cerca de 3/4 verões atrás tinha estado a passar uns dias em Espinho, contudo, não consegui aproveitar nem metade da magnífica cidade que é. Desta vez, como fui por uma semana tinha como objetivo ir à descoberta. Sozinho ou acompanhado, o importante era calcorrear, conhecer e viver Espinho ao máximo. Assim o fiz. Conforme o ia fazendo e conforme senti que o devia fazer, fui fotografando este ou aquele pormenor para vos poder mostrar como também havia prometido. Se fosse fazer jus às fotografias que tirei, este post teria quilómetros (risos).



Em Espinho quase todas as ruas vão dar ao passadiço que dá acesso às praias. Embora com um extenso areal, eu ia sempre para a denominada Praia da Baía. As fotografias fazem, de facto, jus ao seu nome. É uma praia limpa, com bom ambiente. Sempre cheia, é certo, mas cheia de pessoas que vão com o intuito de aproveitar e que são bastante acolhedoras por sinal. A praia é vigiada, o mar não é muito revolto algo que acaba por convidar a ótimos mergulhos. O tempo esteve sempre belíssimo tendo dado para aproveitar para fazer praia os dias todos. Quem diz que o Norte não é bom para fazer praia por causa da meteorologia que se desengane. Não tive razões de queixa. Antes pelo contrário, eu próprio nunca pensei que o tempo fosse estar tão quente e que me possibilitasse desfrutar tanto.




Fazia praia o dia todo. Queria aproveitar ao máximo o sol, o "não ter nada para fazer" e o querer ficar moreno (sempre com proteção). Todavia, aproveitava sempre os finais de tarde para passear por tudo quanto era ruas e ruelas. Tive aquela necessidade incontrolável de conhecer e de viver Espinho como se lá não pudesse voltar. 
Gostei da tipicidade das casas. Todas muito alinhadas, com azulejos coloridos e antigos, algumas degradadas, é certo, mas sempre com apontamentos que me deixavam fascinado. Gostei particularmente da 855 que embora não apareça nas fotografias me recebeu tão bem.



Esta é uma cidade cosmopolita. Não tão grande quanto o Porto, mas sempre com diversas atividades a decorrer. Apreciei imenso a quantidade de estilos que encontrei e achei particularmente piada a estes dois comboios por lá parados no tempo. Não sei se por decoração ou não, o que importa é que caem bem na zona onde estão inseridos. Estão entre a zona das "casas de praia" e a zona mais nobre. O facto de estarem engalanados com graffiti dá-lhes um bom ar. Um ar jovial tal como a cidade é.





Fiquei boquiaberto com estes apontamentos arquitetónicos e com estas casas mais apalaçadas. Deu-me vontade de as comprar e de viver nelas todas ao mesmo tempo (risos). A decoração, os remates, os acabamentos deram-me algumas ideias para próximos posts. Sim... Eu estava supostamente a descansar mas a na minha cabeça fervilhavam ideias. É fácil de conciliar tudo quando temos objetivos concretos!
Espinho também é conhecida por ser a cidade do Casino. Infelizmente não entrei nem joguei. Eu e o meu primo pensámos em fazê-lo mas, com tanta coisa a acontecer por lá, não quisemos desperdiçar tempo porque entre o certo e o incerto (perder dinheiro), preferimos desfrutar do que nos estava mais à disposição e que nos traria melhor proveito. Quem sabe, noutra altura, possa vir a ter esta nova experiência e, quiçá, tornar-me milionário (risos, muitos risos). 



Algo muito, muito típico e muito comum é ver peixeiras a vender pela rua até porque esta é uma cidade pautada pelas atividades piscatórias. Nos seus carros próprios de transporte do pescado, lá vão elas rua acima apregoando "Sou a Rainha do Peixe!", "Oh freguesa, é um euro a caixa!". Juro-vos que me dava vontade de as abraçar por se deixarem continuar tão tradicionais e por terem o maior gosto de viver do pouco que conseguem. É incrível a simpatia e a amabilidade não só para quem compra como para mim... Sim, para mim! Esta senhora, já do alto dos seus quase 80 anos, viu-me a fotografar ao longe e chamou-me. Disse-me que não era preciso estar tão longe e que lhe podia tirar uma fotografia. Assim o fiz, claro. Agradeci e ela deu-me o maior sorriso para a fotografia. 
...Estas fotografias foram no último dia... Portanto imaginem o quão de coração cheio eu vim.



As ruas não têm nomes mas sim números. A rua 19 (que há-de ser a minha rua predilecta) onde tirei estas fotografias, é a rua do comércio. Parfois, Inside, Cafetarias típicas, Cafetarias modernas, Óticas, lojas de recuerdos, de decoração, Bijou Brigitte, Benetton, Perfumarias, são algumas das lojas que por lá podemos encontrar. Encontram-se também lojas antigas ainda com aqueles reclames em madeira e muito trabalhados como podem conferir.
Óbvio que aproveitei os saldos e fiz algumas compras. Tinha de me mimar com alguns preços loucos. Embora tenha mostrado aqui no Instagram  as compras que fui fazendo, caso queiram, posso preparar um post acerca daquilo que tenho comprado nos saldos.



Desta vez sim, fiquei encantado com Espinho. É uma cidade com imensos detalhes, com gente humilde e acolhedora. Consegui sentir-me em casa e isso é algo fundamental para quem, como eu, sai pela primeira vez de casa por mais de 10 dias e que sente necessidade de passear para desopilar e de reconstruir ideias. Foi fácil. Estou feliz por este passo e por ter cumprido o objetivo que já levava predestinado: o de Viver Espinho.

Quem daqui conhece Espinho?
Gostaram deste pequeno guia pela cidade?

You May Also Like

62 Pieces

  1. Espinho da minha infancia/ adolescencia :) Olha a Casa Alvs Ribeiro onde a minh mae e a minha madrinha faziam as compras semanais :) Olha a Aipal, onde eu ia com a minha melhor amiga de madrugada, comer os croissants quentinhos e as bolas de berlim acabados de sair :) A Benetton e das lojas mais antigas da cidade :) Que saudades da Parfois quando abriu :) Ai esse mar imenso! Fiz o meu 12o em Espinho, na Manuel Laranjeira, la no cimo da Rua 19 :) Tive a minha primeira paixao, que nao passou de platonica pelo sosia do Jim Morrisom, o Luis da loja de discos Estudio 4 na Rua 62 :) Como ves Espinho esta-me entranhada na alma, no coracao :)
    Obrigada, Miguel pelo post fantastico duma das minha cidades do coracao :)

    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  2. Adorei e conheço muito bem Espinho :)

    ResponderEliminar
  3. Já visitei à alguns anos, já mal me lembro, estou a precisar de visitar novamente.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Gostei mt das fotos! R:Quando vieres para os lados do ribatejo avisa;)

    ResponderEliminar
  5. Fotos lindas!
    Nunca fui a Espinho nem senti 'aquela' vontade, mas este post e estas fotos fazem-me sentir curiosidade.
    Eu também não posso ver uma casa apalaçada que me dá logo vontade de pegar nas minhas malas e enfiar-me lá dentro para sempre ahah

    ResponderEliminar
  6. Me ha encantado el post. Unas fotos muy bonitas :)
    rhythms-of-love.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Tão lindo! Fiquei apaixonada por essa praia :)

    xoxo, http://eighteenshadesofglitter.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Que lugar lindo! Adorei a arquitetura do lugar!

    Beijo!

    ResponderEliminar
  9. As fotografias estão FANTÁSTICAS!!
    Não conheço quase nada do Norte do nosso país, habituei-me ao sul e tendo lá família inclina-me mais para lá...quero ver se este Verão dou um pulinho ao Norte :)

    Beijinhos *
    » Novo post: http://xlittlebitof.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Wow! Gorgeous photos! I wanna go there someday!
    Yes, I didn't notice your tattoo! Haha! Maybe I focus too much on your outfit not to notice the tattoo.

    Jenn
    The Pink Lemonade Girl

    ResponderEliminar
  11. Que lugar lindo amei, queria morar numa ilha deserta rsrsrs, só pra ter o mar só pra mim.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  12. Amei as fotografias ... Também gosto muito da cidade.
    Um local muito apelativo ;)
    Um abraço

    http://blogsimplethingsofmylife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. que post gostoso de ler, parece que viajei junto contigo!!!
    bjs
    Flavia
    www.secret4beauty.blogspot.com
    www.adoteumfocinhocarente.blogspot.com
    loja virtual: www.adote.iluria.com

    ResponderEliminar
  14. Conheço e adoro lá ir! E fico mesmo feliz por perceber que é uma cidade em constante crescimento. Está cada vez mais bonita e bem aproveitada :)
    Obrigada por partilhares tão boas memórias.

    r: Acho que fazes muito bem :D

    Nem sei como é que consegui ir embora sem o comprar, mas já sei que mais dia menos um vem morar comigo ahahah tendo em conta o caderno que é e o material não está nada caro (paguei mais pelo meu preto que é básico), mas controlei o meu impulso de o trazer porque, neste momento, não o iria utilizar e se há coisa que me faz espécie é ter cadernos sem estarem a ser utilizados. Manias :p

    ResponderEliminar
  15. Não gosto nada de ver esse tipo de graffitis no geral e acho que nos comboios apenas estraga... Mas é a minha opinião. De resto, parece uma cidade fantástica!! :)

    http://rapazdobuzio.blogspot.pt/2015/07/dungarees-zara-sales-glasses-ray-ban.html NEW POST OVER HERE! :D

    ResponderEliminar
  16. Não gosto nada de ver esse tipo de graffitis no geral e acho que nos comboios apenas estraga... Mas é a minha opinião. De resto, parece uma cidade fantástica!! :)

    http://rapazdobuzio.blogspot.pt/2015/07/dungarees-zara-sales-glasses-ray-ban.html NEW POST OVER HERE! :D

    ResponderEliminar
  17. eu sou de aveiro, mas nunca foi em espinho rsrs A cidade parece ser maravilhosa e bem calma, coisa que eu adoro. As suas fotografias estão lindas, perfeitas ^^

    Com carinho, Hina | Aishiteru em Contos |

    ResponderEliminar
  18. Eu não conheço Espinho, mas fiquei curiosa! Gosto imenso destes posts que nos dão a conhecer algo novo!

    ***

    ResponderEliminar
  19. Lugar lindíssimo! Amei suas fotos, as do ig também <3
    Um beijo

    Dicas para Todas

    ResponderEliminar
  20. Que fotos lindas, lindas! Tens imenso jeito!
    Aiii, essas casas mais apalaçadas, como lhes chamas, são lindas! Sempre que passo por aí de comboio fico deslumbrada e com imensa pena por o comboio não parar para eu tirar fotos. Quero imenso viver numa delas!

    Lena's Petals xx

    ResponderEliminar
  21. Ohhhh lovely photos! Thanks for sharing these photos and let me travel with you.
    Kiss kiss ♥ have a great day!
    Take a look to the new post on my blog http://trendytips-trendygirls.blogspot.com

    ResponderEliminar
  22. Fotos lindas, adorei!! :D
    E já agora, acho que o layout está muitooo melhor, gosto muito dos últimos posts no topo e adorava conseguir colocar no meu :)
    Beijinhos ♡
    Valentino, My Dear Blog | Valentino, My Dear Facebook

    ResponderEliminar
  23. Conheço Espinho, e acho uma cidade lindíssima! :)
    Ainda bem que gostaste dessas mini-férias! :)

    beijinho

    ResponderEliminar
  24. nunca fui a espinho mas parece ser tão giro, tenho de lá ir ;)

    beijinho ❤
    www.watermelonclouds.tk

    ResponderEliminar
  25. Que lugar lindo! Adorei seu guia, fiquei morrendo de vontade de visitar Espinho! Adorei seu blog, estou seguindo :) Beijos

    http://senhoritadeallstar.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  26. Adorei as fotografias :D
    Espinho tem o seu encanto , sempre !
    Beijinho

    http://mind-whereismymind.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  27. so beautiful place, I didn't know it;)xoxo

    http://glampond.blogspot.it

    ResponderEliminar
  28. Nunca fui a espinho mas parece tão querido e acolhedor! x

    dreamingwithpeaches.blogspot.com ❤

    ResponderEliminar
  29. Eu não conheço Espinho, mas fiquei com muita vontade! :) Que fotos tão bonitas e ainda bem que gostaste das férias.

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  30. Love this post! So many lovely pics!!!

    http://www.simplethingsbyjok.com/

    ResponderEliminar
  31. Adorei! Consegui passear com você , com seu olhar muito aguçado para as peculiadades da vida na cidade. Gostaria de ter conhecido essa maravilha!
    Faça mais posts assim, você leva muito jeito e dá vontade de querer visitar também.

    Bjos,
    http://www.dmulheres.com.br/

    ResponderEliminar
  32. Adorei os registos fotográficos, fiquei rendida as imagens das flores e do mar :)
    R: Vou fazer algo ligado ao mar ou mesmo a natureza mas ando a ponderar.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  33. Adorei o post, Miguel, despertou em mim recordacoes da minha infancia, adolescencia... :) Espinho foi a minha segunda cidade, passeios de domingo a tarde, a Casa Alves Ribeiro onde a minha mae e a minha madrinha faziam as compras semanais, aquele cheirinho a cafe acabado de moer... hmmm e a Aipal, onde eu e a minha melhor amiga iamos as 5 da matina depois duma noite de danca na disco, tomar o pequeno almoco, croissants quentinhos e bolas de berlim acabadinhas de sair :) hmmm q maravilha! Ah a benetton foi das primeiras lojas a abrir na cidade, e a Parfois quando abriu eu estava sempre la a procura de pechinchas e coisas giras :) Fiz o meu 12o ano em Espinho na escola Manuel Laranjeira, bem la no cimo da Rua 19 :) Foi tambem em espinho que tive a minha primeira paixao platonica, que nao passou disso, pelo sosia do Jim Morrison que trabalhava na loja de discos estudio 4 na rua 62 :)
    E essa senhora, vareira de profissao, da me um ar da cara dela :)

    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  34. Também já andei por espinho, mas não tive muito tempo para descobrir a zona, e gostava imenso ! Um dia quem sabe :)

    beijinhos <3
    Branca de Neve e os Sete Batons
    Página do Facebook do Blog
    Canal do Youtube

    ResponderEliminar
  35. Eu se fui a Espinho foi uma ou duas vezes, porém fiquei curiosa de ir visitar!

    http://www.annmachado.com/

    ResponderEliminar
  36. So cool photos! Looks lkike you enjoyed it ;)

    Please click here and you are welcome to my blog :)

    Have a wonderful Day!

    www.izabielaa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  37. Só fotos lindas!!
    Aí, só queria também poder sair daqui da minha cidade por uns tempos e conhecer novos sítios!
    Beijinho*
    Novo post no blog
    http://andreiiaad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  38. Estou a ver que o blog teve umas mudanças, ficou mesmo bem!
    Eu ainda não tive oportunidade de ir visitar essa cidade

    http://mourissima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  39. Ai como é bom ver alguém a dar tanto valor à nossa cidade! Durante os 12 anos que vivi em Lisboa, foi sempre com o desejo de voltar a Espinho. O facto de estar perto do mar e de ter gente tão acolhedora faz-me sentir em casa o tempo todo. Espinho é, sem dúvida, a minha casa!
    Essa senhora do peixe é a D.Camila e era quem vendia peixe aos meus avós, e o comboio que fotografaste, é o Vouguinha. Um comboio, infelizmente, em risco de extinção mas que faz o percurso Espinho-Aveiro algumas vezes por dia.

    Adorei o post e espero que voltes mais vezes!

    Messy Hair, Don't Care

    ResponderEliminar
  40. Nossa cidade é realmente linda, amei a arquitetura das casas, a praia linda e limpa, eu gostaria muito de conhece-la um dia, parece um lugar ótimo pra descansar e se inspirar.
    Beijos!

    www.vanviroumodinha.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  41. Nunca fui a Espinho, mas as fotos estão fantásticas!

    Eliana,
    http://around-eliana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  42. Que lugar mas pintoresco..me encanta se ve acogedor..bonitas fotos!!
    Besos!!

    ResponderEliminar
  43. Não conhecia mas fiquei com uma enorme vontade meu bem *.* adorei todo o post! <3

    ResponderEliminar
  44. P.S. depois mostra o que tens comprado nos saldos :p

    ResponderEliminar
  45. Gostei muito do post! Depois quero ver as tuas compras :b
    De Espinho só conheço mais a parte circundante do casino hehe

    ResponderEliminar
  46. Show d eimagens arasou que lindo lugar
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=eNNlFtDc1-o
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  47. the place looks lovely, n ideal. this makes me crave for a vacation now.
    New Post on my blog, do drop by soon ,<3
    ✿thefashionflite
    ✿twitter
    ✿Bloglovin
    ✿FaceBook

    ResponderEliminar
  48. Também já dei alguns passeios por Espinho é uma terra com os seus encantos. Tu captaste isso muito bem com esta selecção de imagens!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  49. Wow the place looks vintage and beautiful :)
    I love the buildings and its design :)

    The Bandwagon Chic | Instagram | Bloglovin

    ResponderEliminar
  50. Eu conheço Espinho e vivo em Espinho! Quer dizer, nas redondezas, mas estudo lá e tenho toda a minha vida e família lá. :)

    Beijinhos Miguel. :3

    ResponderEliminar
  51. Que bonito! Infelizmente nunca estive nessa zona :(
    beijinhos
    thefancycats.blogspot.com

    ResponderEliminar
  52. Beautiful photos! It looks like a lovely place to visit! :) xx

    ResponderEliminar
  53. Espinho parece ser um local fantástico e calmo. Nunca lá fui mas faço questão de o visitar!

    Love, Marie Roget

    ResponderEliminar
  54. Que legal Miguel,ainda não conheço mas adorei tuas dicas,as fotos estão divinas também ;)
    Bjão querido

    ResponderEliminar
  55. Suas fotos são tão lindas!! Estou em um caso de amor com elas, Rsrs!!
    http://www.tbfblog.com

    ResponderEliminar
  56. Oh, que fotos tão giras...
    Também adoro andar a passear e a fotografar tudo por onde passo :b

    Acho que fui a Espinho uma vez, mas tive pouquinho tempo por lá...
    Mas sem dúvida que tenho que lá voltar :)

    Gostei muito <3
    Beijinhos, Sweet Home | BLOG

    ResponderEliminar
  57. Adoro espinho de paixão!! Para a paia para a piscina... e é lá que eu e o meu namorado vamos surfar normalmente :)

    As fotos estão fantásticas Miguel!!! :D

    beijinhos
    ah e ja te sigo aqui, talvez possas me seguir de volta ;)
    Mafalda
    http://iammafalda.blogspot.no

    ResponderEliminar
  58. Como tenho lá amigos já lá fui parar várias vezes para conhecer a cidade. Embora conheça sempre coisas novas na vez seguinte que lá vou me parecer uma cidade nova e com tanto para descobrir. Realmente é muito, muito bonita. E as tuas fotografias fazem-lhe jus. :)
    Sorrisos,
    Alexandra :)

    The Sweetest Life
    http://thesweetest-life.blogspot.com

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest