DIY: Leather Zipper Clutch

by - 22.8.16


Vocês conhecem-me melhor que ninguém e sabem o quão adepto de malas eu sou. Gosto delas de todo o tipo e formato desde que sejam de cor neutra e que me possam dar para usar em diversas ocasiões. No entanto, sempre achei que me faltava uma clucth. Pedi imensas vezes como prenda quer de anos, quer de natal, mas o desejo nunca me foi concebido.
Sempre achei que estas malas fossem extremamente úteis e são mesmo! Achei que me fazia falta para jantares fora, saídas à noite, porque são pequenas e dão para levar o mínimo e indispensável (sim, neste aspeto também sei ser comedido). (risos).


Num dos dias em que eu andava à procura de inspiração, pelo Pinterest, surgiu-me o clique de fazer eu próprio a minha clutch. Pensei nos materiais que poderia usar e que fossem devidamente resistentes e tentei encontrar um modelo que me enchesse as medidas. Sendo uma clutch não a queria muito estruturada, entendem?! Queria que fosse algo mais funcional e mais prático de usar. Como se tivéssemos aquela sensaºão de "pegar e andar". E assim foi...


Felizmente o material tinha-o todo em casa: cabedal (de uma cadeira de escritório estragada que guardei para os meus DIY's sem ter pensado nisto - a sério, sou tão nabo!), régua, x-acto e um fecho que me custou 0,40€ na retrosaria daqui da rua!


Em relação aos tamanhos, queria que fosse relativamente grande mas, ao mesmo tempo compacta. Assim, comprei um fecho de 35 cm (sendo esse o comprimento) por 30 cm de largura! Achei que seria a medida ideal porque também andei a vasculhar os tamanhos das clutchs da Zara.

Tendo o material, dobrámos o pedaço de napa/cabedal sintético que cortei da cadeira (tentei cortar por todo o comprimento para que fosse só dobrar e coser), demarquei as medidas para cortar e guiei-me pelo tamanho do fecho, deixando uma margem de lado com cerca de 2cm por causa da costura interior.


Cortadas as medidas necessárias, pedi ajuda à mãe porque não sou nada bom a coser o que quer que seja e tenho um medo gigante de estragar alguma coisa na máquina de costura. Assim sendo, foram cosidas as partes laterais da clutch deixando a tal medida como se de uma esquadria se tratasse.


Para terminar, alinhavámos o fecho à abertura da clutch de forma a ser mais fácil levar à máquina de costura para coser de forma certa. Depois disso, foi só virar a clutch para o lado certo e... Et voilá!




O tempo que levou a ser feita foi muito pouco. Nem meia hora. O que poderá, eventualmente, demorar mais tempo, será coser caso não tenham máquina. Em certos tecidos podem substituir a cosedura por cola uma vez que acaba por dar no mesmo!




Com as sobras  do tecido cortado, decidi fazer este pendente para colocar no fecho e dar-lhe um ar mais composto. Bastou cortar um pedaço maior desse mesmo tecido, fazer várias tiras não cortando completamente e enrolar a um pequeno pedaço de tecido solto. Coloquei numa argola de porta-chaves e adicionei à zona do fecho. Acho que ficou super giro!


Tenho a firme certeza que lhe vou dar imenso uso e em breve fotografo um look completo com ela! Esta é uma opção super barata, prática e fácil de fazer para quem quiser uma. Aliás, se quiserem, podem fazer encomendas (risos).

O que acharam? Gostam?

You May Also Like

75 Pieces

  1. Looks great indeed, warm greetings and nice week!

    ResponderEliminar
  2. very nice post... lovely
    www.soslubadem.blogspot.com.tr

    ResponderEliminar
  3. What a lovely bag!! And it looks so easy to make it :)
    Have a nice day

    ResponderEliminar
  4. So cool! Gostei muito deste DIY, Miguel...provavelmente vou deitar as mãos à obra :p ahah!

    Jiji

    ResponderEliminar
  5. Amei o DIY, acho que ficou um clutch super gira. Tenho de ver se me inspiro e faço uma mala pequena visto que não encontro nenhuma que me encha as medidas...

    Xoxo,
    Catarina A.
    http://heartlover16.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Olá Miguel, só posso dizer que adorei...Mal possa vou tentar fazer uma Clutch destas, obrigada pela partilha <3

    ResponderEliminar
  7. Ficou muito gira e mesmo com aquela vibe do "pegar e andar"! Gostei muito :)

    ResponderEliminar
  8. O resultado final ficou super giro!!
    Beijinhos,

    http://try-to-be-a-rainbow-in-someones-cloud.blogspot.pt/2016/08/recebidos-born-pretty-store.html

    ResponderEliminar
  9. Adoro!! Ficou fantástica e parece mesmo que veio da loja eheh :)

    http://photographybyvania.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Adoro a mala, fica super barata e parece muito fácil de fazer!! :)

    www.daysstyle.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Tu e a tua mãe são mesmo a dupla perfeita :) Ficou linda e parece super fácil de fazer!

    | i n d e c i s a

    ResponderEliminar
  12. Ai ficou bastante bonita
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo todos os dias

    ResponderEliminar
  13. This is a lovely DIY post! Love the classic color too!


    www.thequinoxfashion.com

    ResponderEliminar
  14. Que excelente ideia :D Adorei o resultado :D
    Beijinhoo
    RITISSIMA BLOG

    ResponderEliminar
  15. finalmente te decidiste em arranjar uns para experimentar q bom, depois qero ver essas tuas obras de arte...

    quanto a clutch ficou realmente fantastica, elas sao otimas por serem peqenas mas o facto d a ter d levar d mao n m agrada xd, e ja agora, ja q dobraste a parte d cima n pensaste por um daqeles fechos com iman? ja vi algumas com eles e ficam engraçadas, ja q nem s ve, serve so msm para "prender" a parte dobrada

    ResponderEliminar
  16. What a great DIY! looks fun to make too and the end result is very impressive.

    Gemma x
    www.jacquardflower.uk

    ResponderEliminar
  17. Que lindo quedó!!! Que linda tu mamá que te ayudó a hacerlo!! me encanta, besos!!

    ResponderEliminar
  18. Que charme, um ótimo acessório!!


    bjokas =)

    ResponderEliminar
  19. Oh meu deus que gira!!! Eu sempre quis fazer este tipo de DIY's aliás tenho imensos guardados no pinterest para fazer só que como o cabedal é bem carote acabo sempre por fazer outras coisas mais rápidas e baratinhas

    http://ayellowrain.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  20. Hey Miguel! I'm sorry I've been a little MIA on here, I just moved and it's been so overwhelming with so much to do, but now I'm staring to get situated and back into the groove of things :) This is such a great idea! I've never attempted to make something like this before myself b/c I guess I thought it would be a lot more complicated than it actually is. I love the versatile black leather you went with, definitely one you'd get more use out of! Now you have me thinking of possibly making my own, let's see if I can actually get it done, haha! Thanks so much for sharing and I hope you have the most amazing week ahead, my friend!

    XO,

    Jalisa
    www.thestylecontour.com

    ResponderEliminar
  21. Caramba que show! Eu acho uma graça essas bolsas que usam hoje em dia! Ficou ótima a que fez!

    Beijos da Nati
    www.oxifalei.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  22. I'm in love with this diy project by you; i'll make it soon too <3

    KIKO,
    www.monochrome-diary.blogspot.sg/

    ResponderEliminar
  23. Podias mesmo fazer um negócio, não mandes isso para o ar :p
    Ficou simples mas bem prática!

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
  24. Nice diy miguel, very cool
    Have a lovely week
    www.mssparkleandglow.com

    ResponderEliminar
  25. Este tipo de post é fantástico, muito útil!
    E o resultado da mala ficou muito bem, é uma boa tendência :)

    http://missweetie.blogspot.pt/2016/08/revelacao-by-sweetie-mes-de-julho.html

    ResponderEliminar
  26. Ficou mesmo bem feita, á tua medida, prática e simplesmente elegante.
    Nunca tinha pensado em fazê-lo mas depois do teu post talvez me arrisque a fazer uma também

    Beijocas x

    ResponderEliminar
  27. Tens sempre uma imaginação incrível para DIY! Ficou fantástica. Beijinho.
    novo post: THE BODY SHOP HAUL // neptunesecrets.blogspot.pt // facebook

    ResponderEliminar
  28. A ideia foi excelente e o resultado ficou super giro. Ficou um bocado dentro do estilo da clutch da terceira imagem (uma das minhas favoritas desse conjunto de imagens).

    ResponderEliminar
  29. Wow, so cool and you are really talented for sure! I am sure I would not be able to make this :D
    Thanks a lot for your last sweet comment! Sending much love!
    Xx
    Rosa Larissa Klara
    conscious lifestyle of mine

    ResponderEliminar
  30. what a lovely diy and the clutch looks great! i've not made anything in absolute ages and this really makes me want to get my sewing machine out! :-) xx

    ResponderEliminar
  31. Adorei! Ficou mesmo gira! Também adoro criar assim coisas, principalmente roupa, o meu maior problema é mesmo os tecidos, na minha zona só tenho uma loja decente e ou são muito caros ou não há exatamente aquilo que quero, teres esse aí em casa calhou mesmo bem! kiss^^

    Patsilvarte

    ResponderEliminar
  32. Wow, you are so skillful in diy!!!
    Great idea and amazing work, dear! :D
    xxx
    S
    s-fashion-avenue.blogspot.it

    ResponderEliminar
  33. Miguel amigo você devia ter feito um vídeo amei a bolsa de mão,
    obrigada pela visita, tenha uma semana maravilhosa.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  34. You look so classy. Love the bag! Have a great week! xx

    ResponderEliminar
  35. E caso para dizer que, quem tem uma mae tem tudo hehe ;)
    Adorei a clutch, excelente ideia :) O Pinterest e excelente :)
    Bjokas

    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  36. Que DIY mais incrível! A sua clutch ficou linda, mas confesso que eu não tenho taleto para essas coisas. Amei <3

    http://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderEliminar
  37. Gostei muito, és fantástico!
    http://saltysugar16.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  38. A M E I!
    Que ótima ideia. Ficou perfeita, e só mesmo tu para lhe dares aquele ar único ao usá-la!
    Apesar de não ver o look todo, gosto imenso de te ver com ela, e adoro a forma como a conjugaste.
    Não tenho jeito nenhum para estas coisas do "DIY" porque sou uma desajeitada. Mas acho que tu podias tentar investir nisso. Nunca se sabe, talvez abrir uma lojinha e vender destas coisas, eu compraria com certeza!
    Estou ansiosa por ver um look completo com esse mimo!
    Um beijinho grande <3

    http://un-faux.pas.com

    ResponderEliminar
  39. Que linda eu gostei bastante sem falar que deixa o look bem mais charmoso né ? ><
    http://geoaraujoand.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  40. Ficou perfeita!!! Como já era de esperar, vindo de ti e da tua mãe.
    Mega beijinho para os dois.

    http://blogsimplethingsofmylife.blogspot.pt/2016/08/life-holicolor-2016-viana-do-castelo.html

    ResponderEliminar
  41. Adorei! Acho que vou fazer uma para mim eheh

    ResponderEliminar
  42. Adorei, que top seu blog . PARABÉNS. beijos!
    Postagem nova no blog
    ����✏
    Confiram:
    https://blogcoisasdamaandy.blogspot.com.br/2016/08/bio-raiz-oleo-de-argan-e-ojon.html?m=1

    ResponderEliminar
  43. Meu Deus que ideia fantástica e tão simples!! Adorei mesmo :D só é pena não ter por aqui cabedal de sobra em casa senão fazia já uma para mim :)
    Beijinhos *

    http://chique-e-geek.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  44. uau adorei! que ideia mais gira :)

    www.fashioninspiresyou.com

    ResponderEliminar
  45. Adorei, eu fiz uma assim para mim. De pormenor: a minha máquina de costura é igual à da tua mãe ehehe
    Sim estas amostras dão muito jeito mesmo! Dar um cheirinho extra para quando vamos encontrar o crush ou bae ahaha
    The Vintage Rosé||Bloglovin||Instagram

    ResponderEliminar
  46. Uma excelente ideia, meu bem, e ficou tão bonita! Qualquer dia ainda abres uma loja com criações tuas :D

    r: Que bom, fico contente por teres gostado

    ResponderEliminar
  47. Oi Miguel,
    Gostei da sua clutch. Ficou muito giro!
    Big Beijos
    www.luluonthesky.com/

    ResponderEliminar
  48. This is handsome and chic! Congrats on an awesome project!

    Http://Leftbankgirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  49. Olá Miguel, amei o tutorial

    Lua do Meu Mundo da Lua
    FanPage (se inscreva no blog, te esperamos por lá)

    ResponderEliminar
  50. Adorei a clutch e parece tão, tão fácil de fazer! Deixas-me cheia de vontade para me armar em costureira haha!! Mais um ótimo DIY, pra não variar. Aqui entre nós, devias compilá-los e fazer um livro, tinhas sucesso!

    Um beijinho,
    Beatriz do Bookaholic.

    ResponderEliminar
  51. Uau ficou uma clutch super jeitosa (e eu que não sou nada de clutches!)! Já disse que tu e a tua mãe têm que abrir um negócio? :P

    ResponderEliminar
  52. Adorei este DIY, ficou muito bem! :)

    http://sixmilesdeeper.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  53. uauuuu adorei a ideia. :) Posso copiar??!! bjinhos ficou Espetacular. Deus abençõe essas mãozinhas muitos e longos anos :)

    ResponderEliminar
  54. Gostei muito da clutch , e parece bastante fácil de se fazer ;)
    Beijinhos!

    Sara Custódio

    ResponderEliminar
  55. Eu vou TÃO roubar a ideia e arrastar a minha mãe a ajudar-me! UAU!

    With love, Miss Melfe

    ResponderEliminar
  56. Eu estive procurando algo para fazer na minha máquina de costura nove! Obrigado por compartilhar. :)

    VEGETARIAN COURTESYFACEBOOK

    ResponderEliminar
  57. Adoro malas de todos os tipos mas dá sempre jeito ter algo mais pequeno, como uma clutch, quando queremos levar apenas o essencial. Este DIY ficou fantástico, o resultado final está super bom.

    http://wallvce.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  58. Está fantástica, e ter uma mãe que recrie as nossas criações deve de ser maravilho!!

    Beijinhos
    https://titicadeia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest