How I Plan My Life: Weekly and Monthly Version

by - 25.3.17


Alguns dos posts mais pedidos são, precisamente, posts pessoais acerca da minha organização. Seja da vida em si, como, também do blog. É certo que, abordar a organização da minha vida pessoal com o trabalho e os vários afazeres diários é, de igual forma, abordar a gestão do blog já que uma acaba por depender da outra.

Assim como sabem, e como mostro da minha vida, considero-me uma pessoa que leva a organização como que ao limite. Tenho agenda, bullet journal para ideias soltas e desde o início do ano que optei por um planner sobre o qual vos falo hoje. Mesmo que possa parecer tarde, tendo em conta que se passaram 3 meses desde o início do ano, tive necessidade de o "testar" de modo a conseguir habituar-me e, por conseguinte, a criar a minha maneira ideal de o gerir.


Este encontrei-o algumas pela internet e quando o imprimi julguei que seria em vão uma vez que não me iria habituar muito bem à ideia de ter um calendário na cómoda do quarto. O que é certo, é que me dei muito bem com ele. Testei várias fórmulas para me habituar e estou em crer que encontrei a ideal. Afinal de contas, acabou por ser bem mais prático do que aquilo que eu pensava.


Bom, eu sou o maníaco por cores, por siglas e coisas que tais. Quem olhar de rompante para o planner mensal, pode achar que é como que o jogo da glória ou da batalha naval (risos). Mas não. Tudo tem uma razão de ser. Então é assim: onde se vêm os números, a azul, corresponde ao meu horário de trabalho mensal. O horário sai no mês anterior àquele em que nos encontramos, o que significa que há hipótese de começar a gerir bem o tempo. Passando dos números para as siglas, as que se encontram a cores, correspondem: "F", às minhas folgas de trabalho que me fazem rentabilizar o trabalho no blog. É nestes dias que me dedico à construção gráfica dos vários artigos e até mesmo à edição das fotografias dos outfits que, geralmente, levam algum tempo; os "D" ou "P", estão relacionados com as minhas consultas no Dentista e na Psicóloga. As siglas a preto, dizem respeito a parcerias ou ao início de teste de algum produto.


Realmente ver o mês assim, desta forma tão explícita e tão "aqui está o teu mês, desenrasca-te" é muito melhor uma vez que nos permite ver os dias em que estamos mais livres e nos quais podemos fazer aquilo que nos apetece. É desta forma que conseguimos ter perceção de como vai correr o mês e o que é que está por aí a vir. Sem dúvida que acaba por ser muito mais prático e eficaz.


Depois do planner mensal, passamos para o semanal composto pelas "To Do Lists". Esta tabela fui eu que a fiz, no word (coisa mais básica de sempre) e permite que eu vá colocando todas as tarefas que tenho para fazer nessa semana. Seja ir à costureira, às compras, a pesquisas aqui para o blog, a produtos que me faltem, a fotografias que tenho para editar, a produtos que me estão em falta fazer review, a e-mails que têm de ser respondidos e aos posts que vão saindo durante a semana. Enfim! São tarefas que precisam de ser realizadas e concretizadas, não só durante a semana como, também, no decorrer do mês. E depois vou colocando as datas consoante as coisas que vá fazendo. É tudo uma questão de gerirem bem o tempo.


Tenho de vos ser sincero: acho que nunca estive tão organizado quanto agora. Ter um planner mensal é das melhores coisas precisamente pela vista que temos sobre o mês em que estamos. Ajuda muito na hora de ter de programar alguma coisa, entendem?! E de manhã, fundamentalmente, é super útil porque nos faz ver o nosso horário - seja o da escola, faculdade ou trabalho -, ou até mesmo contar os dias para as férias e /ou folgas (risos).


Em relação ao planner em si, por detrás da folha do mês, está uma to do list para me ir organizando e apontando as coisas. O suporte onde ele se encontra, era tão simplesmente a parte frontal de uma capa de argolas super, super antiga. Apliquei-lhe uma mola e está feito. Mais do que um planner, tornou-se num objeto decorativo, numa vibe super tumblr, no meu quarto, e isso cativa-me muito ao ponto de inspirar um bocadinho, também!

E vocês, como se organizam?
Gostaram das dicas?

You May Also Like

70 Pieces

  1. You are very well organized :-) I should learn from you :-) Have a nice weekend !!

    ResponderEliminar
  2. Que inveja dessa tua organização!!!

    ResponderEliminar
  3. I need to get more organised myself, great post.

    http://edaowo-fashion.blogspot.co.uk/?m=1

    ResponderEliminar
  4. O planner é super giro! Eu pessoalmente uso agenda, uma para a faculdade e outra para o blog, e de resto anoto ideias noutros cadernos :)
    LA VEINE

    ResponderEliminar
  5. Nunca pensei em usar este género de planners mais simples, mas acho que vou ter de experimentar meu anjo <3

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
  6. Confesso que precisava de uma coisa dessas cá para o meu cantinho
    mas claro que as tuas dicas foram bastante boas e vão me ajudar muito
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Really interesting post, dear Miguel.
    I really love planners s I'm happy to see post on this theme.

    Gotičarka

    ResponderEliminar
  8. Sou doida por organização :p tenho uma agenda para as coisas do meu dia a dia (faculdade,compras, consultas) mas decidi criar um bullet journal para tratar do blog. Foi a melhor forma de organização que já experimentei. Devias aderir ao grupo: Comunidade Planner Portugal. Lá partilhamos dicas para agendas, planners, bullet j. Gostei muito do post! Beijinhoooos*

    ResponderEliminar
  9. Eu sou organizada. Mas acredito que você parece ser mais. É bom assim. Não gosto de passar apuros por algo atrasado :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderEliminar
  10. adoroooooo! ♥

    xoxo,
    tastingtrendsblog.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. I like so much your planner - so elegant and chic

    ResponderEliminar
  12. Por acaso só uso a agenda para me organizar, mas um planner mensal e um to do list davam imenso jeito :)
    Beijinho*
    The best of me

    ResponderEliminar
  13. Arranjarmos suportes que nos permitam organizar a nossa agenda é mesmo fundamental, porque assim minimizamos os esquecimentos e conseguimos gerir melhor tudo aquilo que temos para fazer. Habitualmente, socorro-me da minha agenda para anotar tudo o que preciso para a semana e comprei um caderno para preparar as publicações do blogue. Tem sido mesmo útil.
    Adorei o teu planner mensal e o facto de teres reaproveitado a parte frontal de uma capa de argolas. Ficou mesmo giro e funcional :)

    r: Somos dois, meu bem. São tão lindas!

    ResponderEliminar
  14. Very nice planner ;)
    And i love this DW watch !!!

    http://perfectlyimperfect92.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. Muita gente prefere fazer o planner mensal e realmente ajuda se organizar.
    big beijos

    ResponderEliminar
  16. Que ótimas dicas :D Eu também preciso de imprimir um planner desses! Além de ser giro, dá mesmo jeito *.*
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  17. Olá, adorei saber mais sobre a sua organização. Eu me acho bem organizada, mas só uso meu blog planner. Você me superou. rs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderEliminar
  18. You are really very well-organized!
    Have a good evening

    ResponderEliminar
  19. Quem me dera conseguir ser organizado , adorei


    https://thedevillprada.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Eu já ando com a ideia de fazer um planner assim mas sei que me ia descuidar e agora a minha gata anda maluca ia destruir o planner quase de certeza xD mas sem dúvida que é uma mais valia bae!

    Ahh uma máscara!! Ahahaha experimenta que vais gostar :D

    ResponderEliminar
  21. Também tenho um assim e depois tenho uma agenda onde consigo planear os dias individualmente. Como trabalho, estou a fazer a minha tese e tenho o blog preciso de algo que me estruture o tempo e o calendário mensal é onde ponho as coisas de prioridade máxima.

    http://ayellowrain.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  22. What a interesting way to organize months and life. Very good of you to do so.
    Wish you a beautiful evening,
    Flo from
    https://femeieastazi.blogspot.it/

    ResponderEliminar
  23. Utilizo um parecido para organização, mas apenas para postagens do blog. Para assuntos pessoais utilizo uma agenda. Tento me organizar, mas confesso que sou meio bagunceira.

    http://www.biigthais.com

    Me siga no instagram @biigthais
    Me siga no twitter @biigthais
    Curta minha página em facebook.com/biigthaisblog

    Beijoos;*

    ResponderEliminar
  24. Olaaa :)
    Muito organizadinho 💖

    Beijokitaz

    ResponderEliminar
  25. Ótimas dicas como sempre Miguel... Bem que preciso de organizar...
    Beijinhos

    https://luzcandeeiro.blogspot.com

    ResponderEliminar
  26. A tua letra é tãaaaao bonita!! E esse planner é mega giro, o design é qualquer coisa!
    Também sou assim mega organizada ahah!
    Beijinhos
    wallflowerbyines.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  27. lovely post miguel you always have amazing posts
    www.mssparkleandglow.com

    ResponderEliminar
  28. Sorry for not visiting you lately, having my Wedding on the way :) I really like how you organise your time xxx Great post Hun xxx

    ResponderEliminar
  29. I plan everything in any.do application. You know, I keep my smartphone all the time near me, so I can quickly check things to do, and add some more to calendar. It's more useful for me than standard "paper" calendar :).

    ResponderEliminar
  30. I loved this post Miguel, I really need to be more organised! x I followed your blog! x
    Lots of love,
    Marina Rosie xx
    https://marinawriteslife.blogspot.fr/

    ResponderEliminar
  31. I wish I would be more organised, I just always go with the flow and barely plan anything :/

    Have a great sunday! xx

    d'star

    *d'star*

    ResponderEliminar
  32. A planner is definitely a lifesaver for blog post and daily routine.

    Bernie, xx
    The Style Fanatic

    ResponderEliminar
  33. Wow! What a wonderful post!
    Have a great Sunday!
    www.recklessdiary.ru

    ResponderEliminar
  34. Eu confesso que utilizo apenas um caderno, mas gostei muito do teu método, quem sabe, não o usarei ;)
    www.styledays.pt

    ResponderEliminar
  35. Comprei uma agenda na semana passada (3 meses depois do início do ano XD para veres como estou desoganizada). Vamos ver se finalmente me oriento! Mas gostei da tua ideia mais simples - muito boa para ter uma visão geral do mês!

    Days of Blues

    ResponderEliminar
  36. Não vivo sem planner mensal! Quando compro uma agenda um dos critérios (e talvez o mais importante) é ter um planner mensal, pois tal como disseste dá bem para uma pessoa ter a visão do mês completo e jogar com as datas!
    Adorei este teu post, eu sou viciada em organização!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  37. Great tips! I am also very organized. I have a notebook that I keep my schedule in, as well as keeping my schedule and important notes in my phone. It's easy to forget things, so organization is key. I really like your blog so I followed you on GFC. I'd love if you'd follow me back when you get a chance! Hope to read more from you soon!


    xo, Sarah
    Hustla, baby.

    ResponderEliminar
  38. Nice products
    www.treschic.fashion
    @mariajosegomezverdu

    ResponderEliminar
  39. Aff, Miguel. Olhaa isso, além do conteúdo dahora e tem essas fotos XD Eu adoro me planejar, comecei um bullet journal que as vezes esqueço... porém comprei uns blocos de organização semanal e diária que penduro no meu quarto e está dando muito certo :D No fim acabo deixando meu bullet para organizações a longo prazo. Como é bom a gente tentar dar uma guinada começando só de organizar e planejar né?

    Nossa, nem fala em envelhecimento precoce, preciso aproveitar que ainda ninguém acredita que tenho a idade que tenho.

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderEliminar
  40. Este post está maravilhoso e tens uma excelente organização!

    Vou inspirar-me para tentar ter uma organização melhor :)
    http://princesasemtiara.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  41. És tão organizado! Esse planner mensal dá imenso jeito! :)

    A Marca da Marta

    ResponderEliminar
  42. R. Meu querido Miguel, tens toda a razão. É difícil arranjar tempo para tudo e para todos aqueles que gostamos e apreciamos. Realmente penso que aconteceu algum erro, o que me deixa triste porque foi um post que mexeu muito comigo. Basicamente tinha dito o quão te admiro, pela coragem e pela força que tens. Que és alguém especial, que me inspira, e digo isto de coração! Acho que já te tinha dito, mas penso que sofro com transtorno de ansiedade generalizada. Infelizmente por mais que gostasse de frequentar um psicólogo, aqui é demasiado caro, por enquanto visto que ainda estou a acabar o meu curso e odeio dar despesas à minha mãe. Sempre que me sinto em baixo, penso em ti, e na força com a qual encaras as coisas. Adoro o teu positivismo, a tua forma simples e humilde de viver, o teu carisma e a tua atitude sem papas na língua.

    Compartilho igualmente o mesmo carinho por ti. Tens sido muito especial, tenho aprendido muito contigo, e espero continuar a acompanhar este teu projeto de vida. Desejo imenso um dia conhecer-te e dar-te um forte abraço! Sem dúvida que acontecerá. Acredito que as pessoas que encontramos durante as nossas vidas, marcam-nos por alguma razão e tu és uma delas.

    Quanto ao post, como já disse por aqui, sou uma desorganizada, é mesmo terrível. Por mais que tente, estou sempre a procrastinar por isso mesmo que marque coisas que tenho para fazer numa agenda, raramente cumpro à letra. Mas juro que este post me deu imensa vontade de começar a planificar o meu mês e as minhas semanas, até porque nunca é tarde. Principalmente com a escola, o blog e tantas outras coisas que tenho por fazer, que se tornam um grande stress por nunca dividir o meu tempo como deveria. Vou sem dúvida imprimir umas folhas de calendários mensais, e listas "para fazer" para ver como corre, acredito que me vai ajudar imenso!

    Um beijinho enorme! <3

    http://un-faux-pas.com

    ResponderEliminar
  43. Great post hun! You're inspiring me to get organised! xx

    http://www.thatnewdress.com

    ResponderEliminar
  44. Eu costumo ter moleskin's para organizar as minhas ideias. Apesar de não haver páginas específicas para esse efeito, adapto as mesmas e construo um planner nelas para orientar melhor as publicações e os afazeres do blogue. Confesso que desde que comecei a fazer isso, comecei a ser mais "certinho" e a ter mais tempo livre para o blogue para não andar "a escrever sobre pressão". Das melhores decisões que tomei mas isto, com o tempo, vai-se aprendendo novas dicas e novos truques para optimizar o meu trabalho enquanto blogger.

    Quanto à questões de trabalho e pessoais, uso uma coisa chamada "agenda do telemóvel" onde até coloco alertas para as coisas extremamente importantes ;) desde que comecei a trabalhar que faço isso e ajuda-me imenso.

    Abraço Miguel
    Ricardo
    www.opinguimsemasas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  45. Gosto muito do teu planner! Já estive mesmo para fazer um mas já com a agenda acabo por me esquecer um bocadinho dela :p só se fosse mesmo pelo facto de se tornar um objeto decorativo e me lembrasse sempre que está ali!

    Beijinho

    http://thebrunettetofu.blogspot.pt/2017/03/passatempo-tribo-da-terra.html

    ResponderEliminar
  46. i really need to get more organized, and have been trying to do so as well. i always have calendars, journals, notebooks and make lists, but sticking to them all doesn't always work out, haha! xx

    ResponderEliminar
  47. Thanks for the useful tips. That's really very interesting and helpful.

    ResponderEliminar
  48. Super prático esse planner! Eu costumo fazer isso mas é no bullet journal, mas confesso que ainda não encontrei a minha maneira ideal!

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  49. Que perfeição! Quero igual! <3 MARAVILHOSOOOO! <3

    Um beijinho dourado

    ResponderEliminar
  50. You're so organised! And I love your handwriting! :) xx

    ResponderEliminar
  51. Adorava ser assim tão organizada com o meu tempo, tudo seria mais fácil e já não fazia certas coisas em cima da hora. Gostei bastante do post.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  52. Adorei sua forma de organização. =)
    Eu tenho um bullet journal e um caderno que anoto coisas aleatórias e levo para qualquer lugar, caso pinte uma ideia de post ou vídeo.
    Beijoos

    ResponderEliminar
  53. Adoro a tua organização! Admito que só ter agenda já ajuda imenso. Também costumo usar um planner e adoro fazer to do lists :P ahah
    Beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  54. Adorava conseguir fazer isso, mas realmente é sempre algo muito complicado, os meus horários não me permitem :(
    Muito obrigada pela visita, não te preocupes que quando tiver uma opinião sobre o produto vou publicar.
    Beijinhos
    https://a-carlota.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  55. ;D

    Adorei as dicas! Eu me organizo de uma forma inexplicável! hahaha!

    Ótimo domingo!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  56. Ta ai algo que eu tenho a maior dificuldade. Me organizar! Otimo post! Bjs

    www.deboradahl.com

    ResponderEliminar
  57. Adorei! A minha vida sem o meu bullet journal seria uma confusão, isto é, mais confusa do que já é ihih
    Adorei este post, e achei super simples e giro o planner ♥
    Beijoquinhas

    https://saradagrabah.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  58. Adorei a ideia! Gostava de ser tão organizada com tu, sinceramente! Tenho uma agenda e mesmo assim tenho dias que me esqueço dela ahah Acho que vou tentar a tua dica!!

    Beijinhos!!
    Black Rainbow / Instagram

    ResponderEliminar
  59. É inspirador!! Quando estudava conseguia ter a minha agenda como um suporte para a minha organização - não vivia sem ela.
    Confesso que agora é difícil manter-me tão organizada.
    Parabéns Miguel! ;)

    https://blogdiariodeumafamilianormal.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  60. Tenho mesmo de arranjar um planner mensal :) Adorei as dicas!
    Beijocas

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest